Ator


Carreira

Aos 12 anos Rupert começou a filmar o primeiro filme da franquia Harry Potter, dando vida a Ron Weasley o melhor amigo de Harry, ele estreou no cinemas aos 13 anos com o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 2001. Em 2002 co-estreou Calças de Trovão, seu primeiro filme fora da franquia Harry Potter. No mesmo ano estrelou Harry Potter e a Câmara Secreta, novamente no papel de Ron Weasley, O filme estreou com críticas positivas em geral, e os críticos gostaram das performances dos atores principais. Rupert ganhou o prêmio de realização especial do Golden Satalite Awards 2002 na categoria de Excelente Novo Talento pelo seu papel em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Foi indicado para os prêmios British Critics Circle for Best Newcomer, Golden Satellite Awards for, Outstanding New Talent, Empire Awards for Best Debut e Young Artist Award for Most Promising Newcomer. Karen Lindsey-Stewart (diretora de elenco) diz que há um entusiasmo em Rupert que é absolutamente parte do personagem. Ron tem um bom coração, se preocupa com os outros, é um pouco inseguro e tem um espírito de generosidade que ela também vê em Rupert. Já Robbie Coltrane (Hagrid) diz que Rupert é muito rock-and-roll.
Em 2004 estreou Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o filme possui a mais baixa bilheteria da franquia de Harry Potter, porém continua a ser a segunda mais alta classificação da série em termos de reação da crítica. Em 2005, Grint reprisou seu papel novamente para o quarto filme da série,Harry Potter e o Cálice de Fogo. A adaptação, ao contrário dos filmes anteriores da franquia, explorou elementos românticos e incluiu mais humor.
Em 2006, Rupert estreou Driving Lessons, uma comédia-drama, onde atuou ao lado de Julie Walters, a atriz que interpreta Molly Weasley, sua mãe nos filmes de Harry Potter. O filme foi recebido com uma recepção mista pelos críticos, mas seu retrato de um menino adolescente oprimido foi elogiado.
Em 2007 estreou Harry Potter e a Ordem Da Fênix, o quinto filme da franquia Harry Potter, onde Grint volta ao personagem Ron Weasley. O filme foi um enorme sucesso financeiro, batento o recorde mundial de abertura no fim de semana.
Em 2008, Rupert começou a filmar em Belfast durante quatro semanas o filme Cherrybomb, que tem no elenco Robert Sheehan e Kimberley Nixon. O filme envolve nudez, bebidas, drogas, furtos e roubo de automóveis. Cherrybomb estreou no Festival de Berlim de 2009, mas inicialmente não conseguiu um distribuidor. Uma campanha online feita pelos fãs de Rupert teve início para que o filme obtivesse um distribuidor no Reino Unido. O filme estreou noReino Unido em 2010.
No ano seguinte foi lançado Harry Potter e o Enígma do Príncipe, o sexto filme da franquia. Rupert retornou neste filme como um Ron "mudado", onde seu personagem de caráter precário que nos filmes anteriores muitas vezes foi ofuscado começou a se tornar mais seguro e até mesmo começou a mostrar um lado obscuro de si mesmo. O ator achou divertido a personificação de um Ron mais emocional. Entre 2009 e 2010, o seu trabalho recebeu três indicações, incluindo uma vitória, um prêmio Otto da revista alemã Bravo.
Em 2010 Grint co-estrelou com Bill Nighy e Emily Blunt o filme Matador Em Perigo, uma comédia baseada no filme francês de 1993 Cible Émouvante. Porém o filme foi um fracasso comercial, recebendo em sua maioria críticas negativas da mídia, que criticou por desonrar o filme original e por desperdiçar o potencial cômico de seu elenco. Em Novembro do mesmo ano foi lançado Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, o penúltimo filme da franquia, no qual foi divido em duas partes. O filme estabeleceu diversos recordes e suas críticas foram maioritariamente positivas ​​nos meios de comunicação. O seu persongem Ron novamente lhe rendeu elogios da crítica.
Em Julho de 2011 Grint reprisou seu papel pela oitava e última vez, em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, o último filme da franquiaHarry Potter. O filme foi um sucesso mundial, onde bateu diversos recordes tanto de estreia quanto de bilheteria, e foi o primeiro filme da franquia a conseguir alcançar a marca 1 bilhão de dólares mundialmente. [2]
Em 2011 Rupert foi escalado para o personagem principal de seu primeiro filme de após o fim de Harry Potter, chamado Into the White, baseado em fatos reais ocorridos na Noruega durante a Segunda Guerra Mundial, onde dois grupos inimigos que são obrigados a lutarem juntos de maneira a sobreviver contra as condições antagônicas da natureza e do inverno norueguês. [3] O filme foi gravado em locações e as filmagens tiveram iníco em Abril, o filme foi dirgido por Petter Næss e tem lançamento previsto para 2012.
Em seu próximo filme, sem data de lançamento previsto, Rupert irá desempenhar o papel de Eddie Edwards 'The Eagle' em um filme biográfico, onde mostrará o seu fracasso heróico nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988. Em Setembro de 2011, foi anunciado que Rupert fará a voz de um personagem para um filme de animação chamado "Postman Pat: O Filme - Você Sabe Que É O Único" ao lado de David Tennant, Stephen Mangan e Jim Broadbent, com uma versão 3D teatral planejada para a primavera de 2013. O filme é derivado de uma conhecida série britânica para crianças, "Postman Pat", que se iniciou no ano de 1981. No longa, Pat é um carteiro de uma pequena cidade do interior, Greendale, que fica de frente com tentações como o dinheiro, status e fama quando entra em um concurso nacional de talentos na televisão, arriscando assim afastar-se de sua cidade e de seus amigos.
Em 2011 Rupert estreou um vídeo do cantor britânico Ed Sheeran chamado Lego House, o vídeo foi lançado no 20 de Outubro. [4]
fonte: Wikipedia